O Case Czarina-1980 a 1988
sapato-ícone dos anos 80

Tenho a satisfação de ter criado  e conceituado a marca Czarina nos anos 80,numa época que as técnicas de  publicidade de moda no Brasil eram quase desconhecidas.A marca Czarina,cuja responsabilidade de criação dos sapatos, era de Gilberto Simon ,sempre será sinônimo de calçado feminino sofisticado e de qualidade.Hoje o acêrvo da marca está no Museu do Calçado de Novo Hamburgo ,disponível para visitação.A seguir páginas de publicidade da marca e também o lançamento da marca CZ,no segmento sportswear.

Nos anos 80 no Rio Grande do Sul as grandes indústrias tinham foco na exportação e produziam sapatos de encomenda para empresas dos Estados Unidos e Europa.A marca Czarina era totalmente voltada ao mercado interno,com distribuição em lojas multi-marcas por todo o Brasil.Era líder de mercado no seu segmento,com um produto de primeira linha e uma marca copiada e desejada por todo o segmento.Suas campanhas de publicidade ficaram famosas e eram referência de bom gosto e atualidade de moda.

Nos anos 90 e com a chegada do Plano Collor,a marca ressentiu a concorrência das marcas "czarinadas".Elas ,sob a orientação do principal representante da marca,que vendia 40% da produção da indústria,solaparam a presença da marca nos pontos de venda. Orientamos na época a empresa a abrir "frinchising" da marca nas principais cidades brasileiras,o que não foi realizado,por problemas admnistrativos e financeiros internos da empresa. O resultado é que a marca Czarina perdeu mercado e foi vendida posteriormente.

Esta é uma lição de que não basta ter uma imagem de marca. Essa imagem deve estar à altura do produto,do preço e principalmente da distribuição,que são os tripês que sustentam uma marca no mercado.

Diaulas Novaes

Fashion Marketing Consulter

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