Bizarre,40 anos no mercado
o segredo é a diversificação....

Conhecemos Rufino Martins há mais de quarenta anos,desde que ele era um jovem gerente da loja Flash Back na rua João Cachoeira,em São Paulo...Comerciante esperto e criativo,foi ele que nos apresentou Tufi Duek da Triton,que nos idos de 1975/6 tinha uma pequena confecção de camisetas na Mooca...Ele conhecia seus fornecedores e sabia que a Triton iria crescer no mercado.....E cresceu.

Logo depois que Rufino deixou a Flash Back,montou a Bizarre num galpão pelos lados de Santo Amaro e começou a vender a sua própria marca...Em alguns intervalos de tempo até os dias de hoje,revimos o empresário que começou a industrializar e vender tanto no atacado,quanto no varejo  não deixando de atender   também  no processo de facção para algumas marcas do mercado.Rufino soube se diversificar,atendendo diversos segmentos.Hoje ele tem duas lojas que atendem o atacado:uma na João Cachoeira,outra na Rua José Paulino,várias lojas de varejo em shoppings e continua fazendo mão de obra para marcas como Carmim,Gregory,etc....Para mostrar as dificuldades do mercado hoje em dia, ele conta também que antes da crise,bastava a venda de um fim de semana para pagar o aluguel de uma loja no Shopping....Hoje,é necessário mais que uma semana de vendas,para pagar o mesmo aluguel.

Êle conta que 35% do seu faturamento vem da tercerização.40%,vem da venda do atacado e 25% vem das lojas de varejo.Rufino já teve mais de 10 lojas de varejo em São Paulo,mas pretende crescer seu faturamento nesse segmento,que ele acha que será o menos afetado pela crise do mercado textil....

Ele relata que já produziu na China,como muitos outros empresários texteis,mas que devido à forte taxação dos importados e à elevação do dolar,a importação e a produção nos países do oriente se tornou inviável.

È interessante notar,que mesmo chegando a ter mais de 10 lojas diretas ao consumidor,a Bizarre não teve um forte investimento na imagem da marca,como fizeram seus contemporâneos como Triton,Iódice,Ellus,que cresceram em franquias e imagem de marca,mostrando que algumas vezes produto+ preço baixo, atraem tanto, quanto o glamour da publicidade......

Conversando com sua gerente da loja de atacado do Bom Retiro,ela comenta que já foi o tempo que os lojistas ligavam do norte,nordeste e do sul,para saber as últimas novidades,a partir de São Paulo.Hoje através do Instagram e do Facebook ,os lojistas se sentem atualizados em suas próprias cidades.Eles são atendidos pela Bizarre pela própria Internet e não tem mais tanta necessidade de vir pra São Paulo,enfrentando os altos custos de hospedagem e locomoção na cidade...Atendendo uma cliente de varejo que pretendia se casar de uma maneira simples,ela estimulava a venda de um modelinho branco e curto que estava sendo vendida na loja da Zé Paulino,por R$ 80,00.........

Facção,atacado e varejo ao mesmo tempo,assim como alta distribuição e bom preço são as lições do sucesso da Bizarre......

Diaulas Novaes,o editor

 

 



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