Daniel Maia- ilustrando a moda no Brasil
vasta trajetória no setor

Daniel Maia é uma figura carimbada no meio da moda.Começou a trabalhar nos anos 70 no Rio com Zuzu Angel,criando acessórios para a sua marca.Desenhou para a Revista Manequim,Noticiário da Moda.depois Figurino Moderno,Moda Brasil e Moda & Moldes (Editora Globo).Trabalhou também para o Jornal Toda Moda (DCI),Guia Oficial da Moda,Revista Cores e Tecidos,enfim........todas da época.

A partir dos anos 90 muda para São Paulo,trabalhando na área fabril textil em desenvolvimento de produto ,onde tem se dedicado ao setor de tecidos,malharia e  acessórios de moda.Suas referências de ilustradores são Alceu Pena no Brasil,René Gruau,Antonio Lopes ,Mats Gustavson ,Ruben Alterio e Zoltan,além de Norman Rockwell.....fora do Brasil....

Os traços elegantes de Daniel são inconfundíveis, e foram a impressão digital da maior parte dos veículos de moda nos anos 70 ,80 e 90.......Quem não se lembra da parceria bem sucedida com Deisy Sabbag em Todamoda? Foram páginas e páginas com os traços fortes de Daniel,que ,por isso,se dedicou ao desenvolvimento textil.

Fizemos algumas perguntas para Daniel ,como participante ativo do mercado textil e ele responde:

1)Como você vê o mercado de moda atualmente no Brasil?

R) È um mercado que sofre de uma violenta urgência,de ter que movimentar seu varejo  num ritmo ensandecido de vídeo clip,quase em tudo,com a necessidade de ser enormemente bombardeado pelas importações.Sem querer ser pessimista,acho que a moda no Brasil vive um momento difícil,que vem se agravando dia a dia ,por custos de impostos altíssimos e concorrência absolutamente desleal dos produtos importados e um desinteresse absoluto por parte do governo ,em dar um novo rumo,e aplicar com energia,medidas estratégicas diferentes....

2) As tecelagens ainda estão imprimindo no Brasil?

R) Quase nenhuma...Só fornecimento de estamparias digitais.O grande volume vem hoje da China.

3) Para quem você desenvolveu desenhos mais atualmente?

R) Estampas para Color Transfer e Prisma Estamparia.Bijoux para a Daassa.

4) Algumas marcas para quem você desenhou? 

R) Anos 80:Rubinella,Nutrisport,Modamaglia.Anos 90: Nitroquímica,Polyenka,CIT- Rhodia e malharias:Budi,Tebasa.Anos 2000: Malharias Marco Polo e Cotece. Tecelagens:Kênia,Lanifício São Francisco,Faé Fabril.Magma,Adar,Color Transfer,Prisma,Cofrag,Lartex.

 

Com êsse port-fólio e com essa história na comunicação de moda,tiramos o chapéu para o artista Daniel  Maia

Diaulas Novaes,o editor

 

 

 






Compartilhar




Criações exclusivas para noivas e festas www.diaullasdena.com.br



Consultoria para o Noivo,by Deborah Cattani


Madame Olly -atelier de chapéus


Foto Estudio: books-noivas- portraits 38625051


Fascinators e casquetes by Madame Olly:38625051


Flores para grinaldas e vestidos:38625051